A Logística da Cadeia do Frio no Brasil "Tendências & Oportunidades"

ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em

6.1.2023

INTRODUÇÃO

O Brasil, assim como outros países têm vivido momentos difíceis nos últimos anos, no seu crescimento interno (PIB), na sua economia, entre outros setores; considerando os aspectos políticos vividos recentemente, a continuidade da pandemia da Covid 19, aumento do endividamento de empresas e da população como um todo.

Os  custos  logísticos no  Brasil transitam  na  faixa  de  13,7% em  relação  ao  PIB (Produto  Interno  Bruto)  em 2022, segundo apuração da ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logísticos). Porém,  alguns  segmentos  do  Mercado  de  Operações  Logística, se  destacaram nesse  cenário econômico, como foi o segmento da Cadeia do Frio que tem suas atividades voltadas para o mercado frigorificado, possibilitando que as empresas que atuam nessa cadeia de abastecimento continuassem a manter seus resultados expressivos comparados ao mercado como um todo.

O MERCADO FRIGORIFICADO NO BRASIL-2022

O Segmento Frigorificado no Brasil possui hoje uma realidade diferenciada, se comparado aos demais segmentos do mercado logístico. Com crescimento nos últimos anos, alavancado por uma demanda constante nessa atividade, atrelado ao crescimento de outros setores que seu tilizam da Cadeia do Frio, apresentou resultados expressivos.

  • Mercado Frigorificado-Brasil ➔15.050,0 milhões de M3
  • Capacidade Instalada-Brasil ➔1.720,0 milhões de M2
  • Unidades Operacionais Frigorificados ➔278 un. (Operadores Logísticose Armazéns Gerais)
O Crescimento no período de 2017/2021foi da ordem de 54,0%.
Considerando o Anode 2022X 2021 a estimativa de crescimento desse mercado é da ordem de =11,5%. (Fonte:GCCA –Brasil / Pesquisa OAJ Consult)

Com  resultados expressivos,  comparado  a  outros  segmentos  da logística  no  Brasil,  a  Cadeia  do  Frio tem atraído para esse mercado um número cada vez maior de empresas Multinacionais, Fundos de Investimentos  (Private  Equity), Operações de  M&A  (Merger and Aquisitions);  além de  despertar  a  necessidade  das Empresas Nacionais a investirem em suas operações próprias, tanto na expansão e modernização de suas unidades operacionais, como na inovação tecnológica e capacitação profissional.

O Mercado Frigorificado no Brasil apresentou nos últimos anos um crescimento sustentável, porém diversificado em suas atividades.

Considerando as operações logísticas já existentes em 2022, esse mercado apresentou um crescimento da ordem de:

  • Cadeia de abastecimento alimentar cresceu 13,8%;
  • Segmento farmacêutico crescimento de 12%;
  • Segmento do Agronegócio cresceu 19% (concentrados nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil);
  • Food service/Fastfood16%(operações na cadeia do frio).

TENDÊNCIAS & OPORTUNIDADES PARA 2023

O Ano de 2023 traz um período para reflexão e reformulações nas estratégias das empresas, no sentido de se “reinventar” para uma nova realidade. A inflação em altos patamares, a alta dos juros, o alto índice desemprego no mercado formal, aliados aos aspectos políticos e sociais; trazem para 2023 uma série de desafios a serem enfrentados pelas empresas e de um modo geral por todo mercado logístico. Embora as empresas que atuam no Mercado Frigorificado -Cadeia do Frio-tenham vivenciado nos últimos anos resultados acima da média, exigirá uma reformulação em seu planejamento estratégico para o próximo ano, em razão dos novos desafios, para que possam manter seu crescimento sustentável.

Gestão dos Resultados

Será fundamental para as empresas que no Ano de 2023 estejam focadas no desenvolvimento de atividades que possibilitem gerar resultados e buscar um melhor nível de serviços; sem perder o foco em processos mais eficazes, maior produtividade operacional e agilidade na tomada de decisões, de forma a manter seu crescimento projetado.

  1. Rentabilidade do Negócio(Gestão Compartilhada);
  2. Eficiência Energética (Infraestrutura de armazéns e transportes);
  3. Controle Eficaz dos Processos(produtividade);
  4. Monitoramento e Rastreabilidade das Operações (Gestão de Riscos);
  5. Excelência Operacional-Diferenciais Competitivos;

Logística4.0

A Logística 4.0 é um conceito recente nas atividades das empresas de logística no Brasil. As empresas de verão manter os desafios de se “reinventarem” de forma ágil, com eficácia operacional, mantendo o nível de qualidade exigida pelo mercado com os novos protocolos e uma mudança no posicionamento dos clientes e consumidores finais. Para isso, o planejamento em 2023deverá observar investimentos, através da utilização de recursos tecnológicos e processos avançados, com objetivos de gerar “vantagens competitivas” em seu mercado de atuação, através da utilização de:

  • Big Datas-Inteligência Artificial (IA);
  • Torres de Controle e Gestão;
  • E-Commerce –na Cadeia do Frio;
  • Cloud Computing;
  • IoT (Internet das Coisas)
  • Revisão da Malha Logística;

Logística Colaborativa

Em 2023 as empresas deverão colocar um foco maior no desenvolvimento do “conceito” e a, “implementação” na prática da Logística Colaborativa. O foco deverá ser na conscientização da necessidade em se desenvolver uma “cultura de interação” entre as atividades e segmentos que atuam na cadeia de abastecimento. A troca e compartilhamento de dados, processos, informações(não estratégicas) fará com que esse mercado esteja totalmente conectado, gerando resultados positivos a toda a cadeia de abastecimento. Espera-se  que  com  a Logística Colaborativa possa criar uma  maior interação entre as  empresas,  sem  que isso venha afetar os seus diferenciais competitivos; possibilitando elevar os “níveis de serviços” as exigências do mercado como um todo.

Logística Reversa

Para 2023, as empresas deverão estar atentas na implementação das atividades  requeridas pela Logística Reversa, atendendo assim a legislação do PGRS (Programa de Gestão de Resíduos Sólidos) e as exigências do Mercado.

Há de se destacar que a implementação da Logística Reversa para a Cadeia do Frio, requer atividades diferenciadas na sua infraestrutura, para atender os protocolos operacionais:

  • Centros de Distribuição preparados para receber os produtos retornáveis;
  • Áreas de Triagem e Armazenagem especificas(Centros de Distribuição);
  • Controle de Qualidade Assegurada;
  • Transportes Frigorificados Especializados(retornos);
  • Equipe Administrativa Específica para triagem/tramitação documental;
  • Sistemas informatizados integrados aos fluxos logísticos;
  • Capacitação e conscientização das equipes multifuncionais;

Transporte na Cadeia do Frio

Para o Transporte Frigorificado,  o Ano de 2023 deverá ser a “nova fronteira de inovação” das empresas transportadoras e operadores logísticos.

A  premente  necessidade  de  investimentos  em uma  atividade que  requer uma  especialização constante, leva  a  repensar  nossa  Matriz  de  Transportes  Frigorificado.  Para  tanto  será  necessário avaliarmos novas perspectivas:

  • Revisão das Metodologias de Remuneração e Contratação doTransportes;
  • Interação com as Empresas da Cadeia de Abastecimento – Eficiência Operacional;
  • Investimentos –Renovação de Frotas / Equipamentos(Modernização);
  • Gestão de Frota compartilhada –Própria + Terceiros (TAs);
  • Melhor Rentabilidade para o segmentofrigorificado;

Inovação Tecnológica & Digitalização

Para 2023 as  empresas  deverão  estar voltadas ao  desenvolvimento das  plataformas  sistêmicas  e  digitais, que permitiram criar em diferenciais competitivos aos seus clientes.

  • Inteligência Artificial (IA)
  • Machine Learning (ML)
  • Processos de Automação e Robótica (RPA)
  • Blockchain

Ao  mesmo  tempo,  deverão  manter  seu  foco  na  modernização  e  atualização  das  suas  plataformas já existentes.

  • ERP (Enterprise Resources Planning)
  • CRM (Customer RelationshipManagement)
  • WMS (Warehouse Management System)
  • TMS (Transportation Management System)
  • Gestão & Planejamento –BI (Business Inteligence)

Objetivo a ser alcançado ➔ Aumentar a produtividade operacional e reduzir custos logísticos na cadeia de abastecimento, manter o nívelde serviço aos clientes; sem perder a qualidade assegurada dos produtos na cadeia do frio.

Retenção e Capacitação Profissional

A continuidade em investimentos no desenvolvimento, capacitação e  treinamento das equipes gerenciais, multifuncionais e de suporte; deverão ser objetivos de desenvolvimento para as empresas no próximo ano.  

A necessidade de conhecimentos técnicos, informatização e gestão das pessoas, fará com que o Profissional  de  Logística com  conhecimentos  específicos  garanta a  empregabilidade nesse  mercado em fase  constante de desenvolvimento. Como referência, empresas do Segmento Frigorificado investiram cerca de 9,0% do seu Faturamento Bruto em treinamentos e capacitação dos seus profissionais, no último ano.

CONCLUSÃO

O  Ano  de  2023  vem  trazendo  uma  série  de  expectativas políticas,  sociais, empresariais,  de  mercado entre outras;  que transformado em nossos objetivos  poderá retomar e manter o crescimento sustentável da economia de maneira geral. Não obstante ao crescimento vivido em anos anteriores, o Mercado Frigorificado – Cadeia do Frio – continuará a oferecer oportunidades e desafios para as Empresas se desenvolverem, num mercado que aumenta sua constante participação na Cadeia Alimentar no Brasil.

Portanto,  cabe a todos, Organizações, Poder Público, Empresários,  Profissionais, Operadores  Logísticos, Fornecedores, Clientes e Consumidores acreditar no potencial desse mercado.490