ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em
O Brasil, assim como outros países têm vivido momentos difíceis nos últimos anos, no seu crescimento interno (PIB), na sua economia, entre outros setores; considerando os aspectos políticos vividos recentemente, a continuidade da pandemia da Covid 19, aumento do endividamento de empresas e da população como um todo.
Os custos logísticos no Brasil transitam na faixa de 13,7% em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) em 2022, segundo apuração da ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logísticos). Porém, alguns segmentos do Mercado de Operações Logística, se destacaram nesse cenário econômico, como foi o segmento da Cadeia do Frio que tem suas atividades voltadas para o mercado frigorificado, possibilitando que as empresas que atuam nessa cadeia de abastecimento continuassem a manter seus resultados expressivos comparados ao mercado como um todo.
O Segmento Frigorificado no Brasil possui hoje uma realidade diferenciada, se comparado aos demais segmentos do mercado logístico. Com crescimento nos últimos anos, alavancado por uma demanda constante nessa atividade, atrelado ao crescimento de outros setores que seu tilizam da Cadeia do Frio, apresentou resultados expressivos.
O Crescimento no período de 2017/2021foi da ordem de 54,0%.
Considerando o Anode 2022X 2021 a estimativa de crescimento desse mercado é da ordem de =11,5%. (Fonte:GCCA –Brasil / Pesquisa OAJ Consult)
Com resultados expressivos, comparado a outros segmentos da logística no Brasil, a Cadeia do Frio tem atraído para esse mercado um número cada vez maior de empresas Multinacionais, Fundos de Investimentos (Private Equity), Operações de M&A (Merger and Aquisitions); além de despertar a necessidade das Empresas Nacionais a investirem em suas operações próprias, tanto na expansão e modernização de suas unidades operacionais, como na inovação tecnológica e capacitação profissional.
O Mercado Frigorificado no Brasil apresentou nos últimos anos um crescimento sustentável, porém diversificado em suas atividades.
Considerando as operações logísticas já existentes em 2022, esse mercado apresentou um crescimento da ordem de:
O Ano de 2023 traz um período para reflexão e reformulações nas estratégias das empresas, no sentido de se “reinventar” para uma nova realidade. A inflação em altos patamares, a alta dos juros, o alto índice desemprego no mercado formal, aliados aos aspectos políticos e sociais; trazem para 2023 uma série de desafios a serem enfrentados pelas empresas e de um modo geral por todo mercado logístico. Embora as empresas que atuam no Mercado Frigorificado -Cadeia do Frio-tenham vivenciado nos últimos anos resultados acima da média, exigirá uma reformulação em seu planejamento estratégico para o próximo ano, em razão dos novos desafios, para que possam manter seu crescimento sustentável.
Será fundamental para as empresas que no Ano de 2023 estejam focadas no desenvolvimento de atividades que possibilitem gerar resultados e buscar um melhor nível de serviços; sem perder o foco em processos mais eficazes, maior produtividade operacional e agilidade na tomada de decisões, de forma a manter seu crescimento projetado.
A Logística 4.0 é um conceito recente nas atividades das empresas de logística no Brasil. As empresas de verão manter os desafios de se “reinventarem” de forma ágil, com eficácia operacional, mantendo o nível de qualidade exigida pelo mercado com os novos protocolos e uma mudança no posicionamento dos clientes e consumidores finais. Para isso, o planejamento em 2023deverá observar investimentos, através da utilização de recursos tecnológicos e processos avançados, com objetivos de gerar “vantagens competitivas” em seu mercado de atuação, através da utilização de:
Em 2023 as empresas deverão colocar um foco maior no desenvolvimento do “conceito” e a, “implementação” na prática da Logística Colaborativa. O foco deverá ser na conscientização da necessidade em se desenvolver uma “cultura de interação” entre as atividades e segmentos que atuam na cadeia de abastecimento. A troca e compartilhamento de dados, processos, informações(não estratégicas) fará com que esse mercado esteja totalmente conectado, gerando resultados positivos a toda a cadeia de abastecimento. Espera-se que com a Logística Colaborativa possa criar uma maior interação entre as empresas, sem que isso venha afetar os seus diferenciais competitivos; possibilitando elevar os “níveis de serviços” as exigências do mercado como um todo.
Para 2023, as empresas deverão estar atentas na implementação das atividades requeridas pela Logística Reversa, atendendo assim a legislação do PGRS (Programa de Gestão de Resíduos Sólidos) e as exigências do Mercado.
Há de se destacar que a implementação da Logística Reversa para a Cadeia do Frio, requer atividades diferenciadas na sua infraestrutura, para atender os protocolos operacionais:
Para o Transporte Frigorificado, o Ano de 2023 deverá ser a “nova fronteira de inovação” das empresas transportadoras e operadores logísticos.
A premente necessidade de investimentos em uma atividade que requer uma especialização constante, leva a repensar nossa Matriz de Transportes Frigorificado. Para tanto será necessário avaliarmos novas perspectivas:
Para 2023 as empresas deverão estar voltadas ao desenvolvimento das plataformas sistêmicas e digitais, que permitiram criar em diferenciais competitivos aos seus clientes.
Ao mesmo tempo, deverão manter seu foco na modernização e atualização das suas plataformas já existentes.
Objetivo a ser alcançado ➔ Aumentar a produtividade operacional e reduzir custos logísticos na cadeia de abastecimento, manter o nívelde serviço aos clientes; sem perder a qualidade assegurada dos produtos na cadeia do frio.
A continuidade em investimentos no desenvolvimento, capacitação e treinamento das equipes gerenciais, multifuncionais e de suporte; deverão ser objetivos de desenvolvimento para as empresas no próximo ano.
A necessidade de conhecimentos técnicos, informatização e gestão das pessoas, fará com que o Profissional de Logística com conhecimentos específicos garanta a empregabilidade nesse mercado em fase constante de desenvolvimento. Como referência, empresas do Segmento Frigorificado investiram cerca de 9,0% do seu Faturamento Bruto em treinamentos e capacitação dos seus profissionais, no último ano.
O Ano de 2023 vem trazendo uma série de expectativas políticas, sociais, empresariais, de mercado entre outras; que transformado em nossos objetivos poderá retomar e manter o crescimento sustentável da economia de maneira geral. Não obstante ao crescimento vivido em anos anteriores, o Mercado Frigorificado – Cadeia do Frio – continuará a oferecer oportunidades e desafios para as Empresas se desenvolverem, num mercado que aumenta sua constante participação na Cadeia Alimentar no Brasil.
Portanto, cabe a todos, Organizações, Poder Público, Empresários, Profissionais, Operadores Logísticos, Fornecedores, Clientes e Consumidores acreditar no potencial desse mercado.490