ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em
O avanço tecnológico tem promovido mudanças na matriz de transporte, pensando nisso elaborei uma enquete recentemente sobre os modais de transporte, baseada nas atividades da empresa Logistics Transportes, o qual trabalha com produto farmacêuticos, como medicamento.
Para uma boa gestão de distribuição que atendam os principais requisitos da empresa, tais como:
Enquete elaborada no dia 19/08/2020, através de 257 votos o posicionamento dos entrevistados a respeito do melhor modal a ser utilizado.
Modal Rodoviário : 41 %
Modal Aéreo : 37%
Modal Ferroviário : 17%
Modal Aquaviário : 5 %
Mesmo com o transporte rodoviário tendo os 41% dos votos, este ainda sofre com os congestionamentos de veículos, o elevado número de roubos e/ou assaltos de caminhões de carga, além da precariedade de muitas rodovias, o que geram diversos problemas, tais como o aumento do número de acidentes.
Em 2ª Lugar está o transporte Aeroviário, o qual estaremos enfatizando neste artigo.
É uma modalidade de transporte realizado pelo ar, através de veículos como os aviões, helicópteros, balões, dirigíveis, teleféricos, dentre outros. É Utilizado principalmente para longas distâncias, seja de forma nacional ou internacional.
Existem situações onde o tempo é primordial e, principalmente, em grandes distâncias, o transporte aéreo é perfeito para a resolução desse entrave.
Citarei alguns produtos que são transportados neste tipo de modal:
Particularidade: Antes de qualquer coisa, para que uma empresa possa realizar o transporte de medicamentos, é necessário obter um AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa). Essa autorização é cedida pela ANVISA e declara que a empresa pode transportar medicamentos comuns – ou seja, aqueles que não contêm substâncias de controle especial.
A opção pelo transporte aéreo se dá pela rapidez e segurança, por isso, esse modal é a melhor opção quando se trata de carga valiosa.
Existem também as chamadas cargas restritas que exigem rapidez no translado e extremo cuidado no manuseio.
Para esse tipo de carga a melhor opção é o transporte aéreo.
Para o transporte aéreo desses produtos, a empresa precisa ter autorização da companhia aérea e todos as embalagens devem atender às normas de segurança da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Segundo o Estadão os gargalos e deficiências na infraestrura aeroportuária tem prejudicado as operações causando muito desconforto aos passageiros nos terminais. Os aeroportos mais congestionados são aqueles coordenados, ou seja, onde se limita o número de “slots” disponíveis para equilibrar as restrições de pousos e decolagens.
Slot aeroportuário, ou simplesmente slot, é um termo usado na aviação para se referir ao direito de pousar ou decolar em aeroportos congestionados. Como unidade, um slot equivale a uma vaga que permite ao seu titular marcar um pouso ou uma decolagem em um intervalo de tempo pré-determinado.
Uma das grande inovação no transporte aéreo, que surgiu e tomou conta silenciosamente, foi a informatização de todos os processos de check-in, despacho, emissão de passagens e etc. É difícil imaginar fazer a compra de uma passagem sem utilizar um celular ou computador. Tudo pode ser feito de maneira prática e rápida em segundos, já que a grande maioria dos sistemas das cias aéreas e aeroportos trabalham interligados.
Estudos feitos por diferentes consultorias têm sido unânimes quanto aos efeitos deletérios que a pandemia tem causado ao setor aéreo em todo o mundo.
Segundo a Consultoria OAG o impacto negativo em relação à oferta de voos, varia em média, 66,8% entre os diferentes países analisados, sendo que em alguns casos chega a até 95,9%. No Brasil, o quadro é dos mais grave, entre o período de janeiro/2020 a abril/2020,no cenário pré-COVID 19, a expectativa de oferta de assentos disponíveis era de aproximadamente 9.5 milhões, para o mês de abril de 2020, com 403 rotas em operação. Já no cenário pós-COVID 19, percebe-se uma significativa redução de rotas em operação (116) e assentos ofertados (803.044), com forte impacto na prestação do serviço de transporte aéreo nacional, especialmente em razão da redução de mais de 70% de rotas em operação.
O OAG é um provedor global de dados de viagens com sede no Reino Unido. A empresa foi fundada em 1929 e opera nos EUA, Cingapura, Japão, Lituânia e China. Tem a maior rede mundial de horários e dados de status de viagens.
A INFRAERO é responsável pela administração de 68 Aeroportos, 32 Terminais de Logística de Carga Internacional e 80 Estações de Apoio à Navegação Aérea (figura 1). Os Aeroportos administrados pela INFRAERO concentram cerca de 97% do movimento do transporte aéreo regular no Brasil, o que equivale a 1,9 milhão de pousos e decolagens de aeronaves nacionais e estrangeiras, transportando aproximadamente 102,2 milhões de passageiros por ano.
Considerando o exposto acima, acredito que o modal aeroviário ganha em agilidade em contrapartida dos demais modais , com capacidade de transpor quaisquer acidentes geográficos e fronteiras políticas entre países , a carga pode ser movimentada rapidamente e de maneira segura.
Referências:
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,os-desafios-ao-transporte-aereo-imp-,572284
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transporte-aereo.htm
https://www.todamateria.com.br/transporte-aereo/
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/03/polemicos-e-revolucionarios-mais-de-200-drones-voam-no-brasil-sem-regra.html
https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/a-pandemia-seus-impactos-no-setor-aereo-e-acoes-estatais-22052020