ÚLTIMA ATUALIZAÇÂO em
Segundo Ronald H.Ballou a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transporte, controle de estoque, etc.) que se repetem várias vezes ao longo do canal que transforma matérias-primas em produtos acabados, agregando valor aos consumidores.
Devido à origem das matérias-primas, fábricas e pontos de venda geralmente não têm o mesmo local e os canais representam uma série de etapas de produção, de forma que as atividades logísticas podem se repetir várias vezes até que o produto seja colocado no mercado.
Então, à medida que produtos antigos se transformam em canais de logística, as atividades de logística serão repetidas.Gestão na cadeia de suprimentos (Supply chain Managment) que é composta por um grupo de técnicas e ferramentas ultilizadas pelas empresas para otimizar a relação entre fornecedores , parceiros , fabricantes , lojas , transportadoras e outras organizações envolvidas na mesma cadeia .
Logística – Se concentra no transporte e armazenamento de mercadorias .
Cadeia de suprimentos – cobre todos os aspectos entre a aquisição e o fornecimento de mercadorias, incluindo a logística inbound e outbound.
Outsourcing é o processo pelo qual a empresa determina em seu dia a dia os processos de trabalho que podem aumentar a produtividade e levar à otimização, e envolvem a subcontratação de terceiros para a execução de tarefas ou atividade.
O objetivo é reduzir custos e implantar modelos de distribuição de produtos e centros de distribuição. A cadeia de suprimentos é estrategicamente importante, atuando diretamente com fabricantes, fornecedores e parceiros externos. O objetivo é ganhar vantagem competitiva, incentivando a inovação e reduzindo custos nas diferentes etapas da produção.
A logística inclui:
Já a cadeia de suprimentos envolve:
Por meio da gestão da cadeia de suprimentos, as empresas podem definir suas próprias estratégias competitivas e funcionais, visando obter vantagem competitiva de forma objetiva. Diferente da gestão tradicional, que se baseia apenas no nível dos departamentos de negócios e é realizada por meio de “outsourcing” e “benchmarks”. O processo de gestão de materiais inovadores que é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá, quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados nele e estabelecendo a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados.
A gestão da inovação em uma empresa é importante para evitar a estagnação do sistema na organização e deslocar o foco para a sustentabilidade da empresa. A Organização das Nações Unidas acredita que o desenvolvimento sustentável tem três pilares: economia, sociedade e meio ambiente. Normalmente, o foco da inovação é o viés econômico da sustentabilidade, mas também pode ser estendido para os outros dois aspectos.
Podemos usar como exemplo a logística sustentável é uma solução otimizada em termos de entrega de produtos, que pode atender às expectativas do cliente em termos de prazo e custo.
Ao mesmo tempo, otimiza o uso dos recursos necessários, evita a emissão de poluentes excessivos na atmosfera, evita o desperdício de insumos, entre outras ações.
Em vista dos argumentos apresentados a gestão da cadeia de suprimentos é muito importante nas empresas para reduzir os custos , aumentar a eficiência e garantir a satisfação do cliente na forma como adquiriu/solicitou a oferta .